Governo MA amplia número de leitos exclusivos na Grande Ilha para pacientes com a Covid-19

Mais um importante passo no combate à pandemia no Maranhão foi dado nesta sexta-feira (19). O Governo do Estado disponibilizou, no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), 52 novos leitos de enfermaria para pacientes não-Covid, que estão sendo transferidos do prédio principal do Hospital Dr. Carlos Macieira. Com a transferência, o HCM passa a disponibilizar mais 70 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou os novos leitos do anexo do HCM e destacou a importância de mais essa entrega. “Nós continuamos no combate à Covid-19 e, ao mesmo tempo, precisamos continuar assistindo os pacientes com outras demandas. Nossa proposta com essa ampliação é transformar o HCM em uma unidade exclusiva para Covid-19, para reforçar nosso trabalho nesta fase da pandemia que seguimos enfrentando”, afirma o secretário Carlos Lula.

Com a disponibilização de mais 70 leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19, no Hospital Carlos Macieira, a unidade passa a contar com 60 leitos de UTI Adulto, 4 leitos de UTI Pediátrica, 98 leitos de enfermaria Adulto e 16 leitos de enfermaria Pediátrica, totalizando 178 leitos exclusivos para tratamento do novo coronavírus. De acordo com o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, a Secretaria de Estado da Saúde busca manter os serviços prioritários de atendimento, os ambulatoriais, cirúrgicos e clínicos.

“A maior importância dessa mudança é que iremos disponibilizar à população uma unidade 100% não-Covid, no anexo do HCM, e outra 100% Covid, o HCM. Assim, reforçamos o serviço que já realizamos e qualificamos ainda mais a assistência aos pacientes”, ressalta o diretor Edilson Medeiros.

Ainda no anexo do HCM, também estão em fase de implantação 10 leitos de UTI Cardiopediátrica e 10 de enfermaria também Cardiopediátrica, ambos não-Covid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *